Qualidade do Ar Interno – as mudanças do mercado

 

Nos últimos anos a Qualidade do Ar Interior (QAI) é um tema que ganha cada vez mais espaço no mercado imobiliário. Hoje, a QAI é parte essencial do planejamento e de projetos, sejam eles voltados a novas construções ou a remodelação de estruturas já existentes.

Cada vez mais descobrimos os efeitos negativos de um ar interno de má qualidade. Pesquisas mostram que a poluição interna é mais agressiva à saúde que aquela encontrada em ambientes externos. 

O motivo para isso é muito simples: nos ambientes internos, a menor renovação do ar leva a um aumento da concentração de agentes poluentes e microrganismos como fungos, vírus e bactérias. Assim, cuidar da Qualidade do Ar Interno é uma questão de saúde pública.

Apenas o aumento das preocupações sanitárias, contudo, não são suficientes para explicar as mudanças que vem ocorrendo no mercado de QAI Comercial. Confira abaixo alguns dos principais motivos para esse cenário.

 

Como a QAI ganhou espaço no mercado imobiliário?

 

Pela pressão dos consumidores:

Hoje as empresas tem ciência de que a qualidade do ar interno é uma questão de segurança e saúde do trabalho. A má qualidade do ar afeta a saúde dos empregados, aumentando o absenteísmo e derrubando a motivação, produtividade e qualidade no trabalho.

Diante do maior conhecimento dos efeitos negativos de uma QAI insatisfatória e do avanço das práticas e medidas para tratar o problema, cada vez mais as empresas procuram edifícios que estejam preparados e equipados para lidar com essa questão.

 

A conformidade com os padrões de qualidade agora é norma: 

Embora os perigos da poluição do ar interno sejam conhecidos, afetando até mesmo o funcionamento cognitivo, essa era uma questão que ganhava menor importância na gestão de Facility Management. O desenvolvimento de normas que impõe práticas e padrões de QAI vem mudando esse jogo.

Vale lembrar que em 2018, por exemplo, foi sancionada a Lei 1.3589 que obriga a todos os edifícios comerciais de uso coletivo com ambientes climatizados a elaboraram um Plano de Manutenção, Operação e Controle dos sistemas de ar condicionado, bem como determina os padrões mínimos de QAI a serem seguidos.

 

Redução de custos nas práticas de cuidados: 

Anteriormente era comum encontrar administradores de edifícios que até compreendiam a importância de cuidar da qualidade do ar interno, contudo, pouco ou nada faziam em relação ao tema, alegando os altos custos para esses cuidados.

Com o passar do tempo, desenvolvimento tecnológico e de mercado, a história e outra. A redução de custos relacionados às práticas ligadas à QAI vem fazendo com que muitas empresas passem a investir nesse cuidado. 

Vale lembrar que o retorno de cuidar da qualidade do ar interno supera em muito seus custos.

 

Certificado de QAI atrai inquilinos:

Um ar interno de qualidade e bem cuidado é um ativo para atração de clientes, mas como comprovar isso? É aí que entram os certificados de Qualidade do Ar Interior, emitido por empresas de engenharia ambiental autorizadas que realizem análise de qualidade do ar interno.

O certificado é a comprovação de que o edifício conta com um ar interno seguro e saudável para todos, contribuindo para atrair inquilinos.

Com mais de 30 anos de atuação no mercado, a Conforlab é especialista em análises ambientes e está pronta para ajudar o seu edifício a conquistar um ar interno de boa qualidade. Vem conversar com nossos especialistas!

Assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade de nosso blog e siga nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da Conforlab. Quer solicitar um orçamento? Fale com nosso setor comercial! Para isso, clique no botão do WhatsApp ao lado. O que você está esperando?

Estamos esperando você!

 

 

Leia mais