Mofo: conheça os sérios riscos que estão além do odor

Mofo: conheça os sérios riscos que estão além do odor

O fato de o mofo ser comum não significa que seja normal. A umidade, aliada à altas temperaturas, favorecem o crescimento destes fungos. O mofo representa riscos maiores do que suas características desagradáveis, como o odor e os danos causados em roupas, móveis e casas. O maior risco que o mofo oferece é à nossa saúde, e por isso é importante lidar com esta questão de frente, não permitindo que esse assunto seja deixado para depois.

Imóveis à beira-mar ou mesmo em regiões litorâneas, devido à alta temperatura e umidade, são alvos mais frequentes do mofo. É importante proteger as paredes dos prédios, evitando doenças nos frequentadores, sejam alérgicas ou respiratórias. Uma das soluções mais recomendadas é o desumidificador elétrico de ambiente, principalmente em locais menores.

Independente da região em que o prédio está, o inverno pode causar mofo. A diminuição da temperatura faz com que as pessoas queiram se manter aquecidas, fechando janelas e portas, o que pode causar grandes problemas, pois assim a umidade é mantida dentro do ambiente. É importante abrir janelas e portas, assim como armários, para que a luz natural e o vento entrem. Manter o ambiente seco e arejado é indispensável.

Quais são as doenças causadas pelo mofo?

O mofo representa perigo iminente para pessoas que sofrem com doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, pois são as mais agravadas com a presença do mofo. A alergia ao mofo também pode ser um gatilho para provocar crises. Com tudo isso, o fungo é capaz de prejudicar ainda mais o bem-estar de quem lida com problemas respiratórios. Eliminar o mofo, nesses casos, é uma prioridade.

Além dos efeitos notáveis, como as alergias e a asma, o mofo exerce impacto sobre o sistema imunológico, provocando doenças mais graves, como sinusites fúngicas ou pneumonia fúngica, que é um quadro mais grave. Nesse último caso, o diagnóstico e o tratamento são mais complicados.

A verdade é que muitas doenças respiratórias são agravadas por meio do contato com a proliferação do mofo. Isso acontece porque os fungos se reproduzem por meio de esporos, que são partículas altamente alérgenas e ficam suspensas no ar. Assim, as reações no sistema respiratório acontecem quando estas partículas são inaladas.

É importante lembrar que algumas pessoas são mais sensíveis ao mofo do que outras, devido a vulnerabilidade genética. Existem pessoas que, por suas faixas etárias, estão mais suscetíveis às doenças, como bebês, crianças, idosos e aqueles com um sistema imunológico mais frágil, independente da faixa etária.

Quais sintomas das doenças causadas pelo mofo?

Existem alguns sintomas que merecem atenção e podem apontar para problemas graves causados pelo mofo. Vale lembrar também que os fungos emitem micotoxinas (substâncias tóxicas), que podem causar envenenamento e até sintomas psíquicos, como ansiedade e depressão.

Confira alguns sintomas de doenças causadas pelo mofo:

  • Cansaço repentino;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Falta de ar;
  • Falta de atenção e perda de memória;
  • Problemas visuais;
  • Tosse crônica.

Qual a solução?

Para garantir que o ambiente esteja seguro para seus frequentadores, só realizar uma limpeza no local em que os fungos do mofo estão não é suficiente. É necessária uma intervenção profissional nestes casos, garantindo que o mofo e os riscos que representam sejam eliminados.

É necessário que seja realizada uma Inspeção de Mofo. Aqui, na Conforlab, você pode solicitar um diagnóstico rápido ou uma análise laboratorial avançada, que inclui varredura com câmera infravermelha, inspeção visual para mofo, relatórios e amostras do ar. Assim, você poderá conhecer o real estado do seu ambiente e dar início ao processo de eliminação do mofo e seus riscos.

Clique aqui e solicite hoje mesmo um orçamento para sua empresa!

Leia mais