A importância do tratamento de água em sistemas de ar condicionado

ar condicionado

Em um país tropical e com temperaturas elevadas quase todo o ano em grande parte do seu território, como o Brasil, os sistemas de ar condicionado ganham espaço e relevância, se tornando itens importantes para o bem-estar e qualidade de vida, especialmente nos locais de trabalho.

Hoje sabemos que o conforto térmico está entre os aspectos ambientais como maior impacto no desempenho e saúde dos colaboradores. Temperaturas acima do ideal, bem como aquelas abaixo do recomendado, facilitam a ocorrência de problemas de saúde, causando estresse, derrubando a produtividade, motivação e capacidade de execução.

Dessa forma, cada vez mais empresas e locais de trabalho contam com sistemas de ar condicionado dos mais diversos tipos e capacidade. Esses equipamentos, porém, exigem uma série de cuidados de manutenção, de forma a garantir seu desempenho, durabilidade e a saúde das pessoas que utilizam o ambiente atendido pelos mesmos.

Nesse sentido, o tratamento da água utilizada por esses sistemas é uma etapa importante e fundamental. Vem aprender com a gente o porquê dessa relevância.

Tratamento de água em sistemas de ar condicionado – porque fazer

Alguns equipamentos de ar condicionado operam com sistemas de água gelada e de condensação para realizar o controle de temperatura e esfriar o ar que será lançado no ambiente. Essa é uma solução eficiente e amplamente utilizada devido aos seus bons resultados.

A agua que circula pelo sistema, contudo, precisa estar sempre em boas condições para que não afete os componentes do equipamento, tampouco a saúde humana.

A concentração de poluentes e sujidades na água do ar condicionado facilita a corrosão do equipamento, diminuindo a sua vida útil e facilitando a ocorrência de paradas não programadas para a manutenção corretiva.

A má condição da água pode ainda provocar queda de desempenho, exigindo um esforço maior dos equipamentos que, além de aumentar o desgaste dos mesmos, eleva o consumo de energia, impactando diretamente nos custos do seu negócio.

Vale reforçar que os gastos com energia elétrica representam quase 40% dos custos de produção, de modo que evitar o aumento do consumo do recurso é uma questão estratégica vital para a manutenção da competitividade.

Além de poluentes e sujidades, os sistemas de água em ar condicionado também podem se tornar em um ambiente propício para a colonização por microrganismos nocivos à saúde humana, como a bactéria Legionella, responsável por provocar a temida Doença do legionário, uma das formas de pneumonia mais perigosa que conhecemos.

Quando a Legionella se instala no sistema de água do ar condicionado, acaba sendo lançado no ambiente climatizado através de micro gotículas que são facilmente inaladas pelos ali presentes. É um delivery de microrganismo direto para o nosso organismo.

Vale reforçar que quando a identificação da Doença do Legionário ocorreu, foi justamente devido a um caso relacionado à má condição do equipamento de ar condicionado. Em uma reunião de veteranos de guerra nos EUA, dezenas de indivíduos foram acometidos pela doença. Ao investigar as causas do ocorrido, as autoridades sanitárias descobriram a relação da Legionella e sua presença no sistema de água de resfriamento do equipamento de climatização.

Se a sua empresa utiliza equipamentos de ar condicionado em suas instalações, não deixe a sua produtividade e a saúde dos colaboradores em risco. A Conforlab é especialista em tratamento de água de sistemas de climatização e está pronta para atender a sua empresa com a máxima qualidade e confiabilidade dos resultados.

Até a próxima!

Leia mais