9 dicas para você finalmente entender o que afeta a qualidade do ar em sua casa

 

Nem sempre limpar e organizar nossas casas e ambientes é uma tarefa fácil. Mantê-las limpas parece ainda mais difícil. Agora, e quando falamos do ar de nossas casas?

Quando enxergamos a bagunça em nossa casa, conseguimos resolver o problema, limpando e organizando, jogando o lixo fora. Já com o ar a tarefa é muito mais difícil. Por não enxergarmos os contaminantes, não sabemos que estamos convivendo com eles, respirando-os todos os dias de nossas vidas. A baixa qualidade do ar em residências está relacionada com uma série de problemas de saúde, sejam eles respiratórios, cardíacos ou neurológicos, e os problemas costumam ser mais severos em crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. Vírus, bactérias, fungos, gases químicos e poeira são alguns dos principais contaminantes invisíveis que não conseguimos enxergar.

Bom, uma outra pergunta… Você sabia que assim como nós levamos a bagunça e o lixo para nossas casas, nós também fazemos isso com o ar? Diversas tarefas que realizamos no dia-a-dia são grandes fontes de contaminação do ar. A boa notícia é que podemos executá-las de maneira mais segura e eficaz, protegendo nossa saúde e das pessoas que mais amamos.

Confira as dicas para manter uma boa qualidade do ar em sua casa:

 

1 – Cuidados com seu colchão, travesseiro e roupa de cama

É muito importante estabelecer uma rotina de troca de lençóis e cobertores, no mínimo, a cada quinze dias. Dê preferência para tecidos de algodão ou seda de boa qualidade, pois estes oferecem a experiência mais confortável e não poluem o meio ambiente depois de lavados. Pele e cabelo mortos podem se acumular nesses locais e não queremos alimentar os ácaros. Estimativas revelam que  53% da poeira que respiramos em nossas casas são partículas de pele morta. Colchões devem ser inspecionados mensalmente, colocados ao Sol sempre que possível. Se em algum momento você observar manchas ou umidade no colchão ou travesseiro, estes devem ser descontaminados por uma empresa com competência técnica reconhecida. Manchas em colchões estão associadas ao crescimento de mofo e proliferação de bactérias. Cuidado com as receitas milagrosas da internet!

 

2 – Evite varrer ou aspirar

Se sua casa tem tendência a mofo, evite esfregar o chão com muita frequência e passar aspirador de pó. Quando o uso de aspiradores for necessário (especialmente para limpeza de tapetes, carpetes e capachos), invista em um aspirador com filtro HEPA. Se um aspirador de pó não tiver um bom filtro HEPA, ele libera milhões de partículas minúsculas (PM1.0 / PM2,5) no ar e não queremos inspirá-las a qualquer custo. Essas partículas estão relacionadas com problemas respiratórios e alergias.

 

3 – Carpetes, tapetes e capachos

Existe um mito e uma verdade sobre carpetes: a verdade é que eles retém grande quantidade de poluentes que contaminam o ar e causam problemas de saúde. O mito é que eles são a causa de problemas de saúde, principalmente os respiratórios. Calma! Já vou explicar! Tapetes, carpetes e capachos, quando mantidos em condições adequadas, podem ser um aliado à boa qualidade do ar. Quando mantidos de maneira inadequada, irão fazer o oposto. Utilize um aspirador com filtro HEPA para aspiração diária e siga as instruções do fabricante na hora de realizar uma limpeza mais pesada. Siga as recomendações da ABIT e ABRITAC e se for contratar uma empresa de manutenção exija certificação CRI dos produtos e equipamentos utilizados. Antes de comprar, exija o laudo do produto para emissão de VOC (do inglês volatile organic compounds, ou compostos orgânicos voláteis) e não aceite o uso de cola com formaldeído em sua composição.

 

4 – Remoção de poeira

Não use espanador ou vassoura em sua casa. Quando você utiliza esses utensílios está lançando grande quantidade de poeira e outros contaminantes no ar. Aqui vai o jeito certo de fazer: umedeça um pano e passe-o nas superfícies e no chão. Utilize panos de algodão (você usar pedaços de roupas ou lençóis velhos). Se for utilizar algum produto de limpeza, fique atento a próxima dica.

 

5 – Produtos de limpeza

Existem compostos químicos que são adicionados a produtos de limpeza e que estão associados a uma série de problemas de saúde. Geralmente esses compostos são chamados de VOC’s. Além de agredirem o ar que existe na sua casa eles podem agredir sua saúde. Resumindo, esses produtos limpam aquilo que podemos ver e poluem aquilo que não conseguimos enxergar. Se você puder, utilize somente produtos com baixa ou nenhuma emissão de VOC. Nem sempre eles são fáceis de achar.

 

6 – Ventilação

Uma casa saudável precisa ser ventilada com frequência. Em primeiro lugar, isso ajuda a oxigenar o ar e a remover o dióxido de carbono e outros gases que tendem a se acumular no ar dentro de nossas casas. Se você não tem um sistema de ventilação mecânica como um HVAC, a sugestão é que você ventile sua casa pelo menos duas vezes por dia abrindo as portas e janelas por algumas horas. Atualmente, existem laboratórios especialistas em qualidade do ar que conseguem avaliar se a taxa de ventilação é adequada em sua casa. Os preços são acessíveis e essa informação pode contribuir para uma importante melhoria para um ar mais limpo e puro. Os sistemas de ventilação mecânicos são eficientes e seguros quando corretamente dimensionados. Durante a temporada de gripe ou covid19 é muito importante ventilar para diluir a carga viral nos quartos (através de ventilação mecânica ou natural).

 

 

7 – Purificadores

Certamente que muitos purificadores de ar funcionam e geram melhorias ao ar dentro de nossas casas. Mas fique atento, pois existe muita desinformação sobre este item. Diversos produtos prometem remover 99% dos vírus, partículas e fungos do ar, mas isso fica muitas vezes só na teoria. Ainda não existem protocolos de segurança para testes de muitas tecnologias e elas podem trazer grandes malefícios à saúde. Não compre purificadores que geram ozônio ou que possuam lâmpada UVC exposta. Ainda não existe uma lei que regulamente o uso desses produtos no Brasil. Antes de comprar, peça recomendações da ABRAVA sobre qual tecnologia é a ideal para sua necessidade. Dê preferência para  compra de purificadores testados e com eficácia comprovada para testes em ambientes reais. Compre purificadores em conformidade com os protocolos de testes da Conforlab (referência no mercado nacional em qualidade do ar) e exija o Selo da Qualidade Conforlab. Ele garante a eficácia do purificador e a sua segurança. 

 

8 – Lareiras e fogão a lenha

Nada mais gostoso do que sentar diante da lareira em uma tarde de inverno para ler um bom livro e tomar um chocolate quente. Mas cuidado! Você está exposto a um grande risco. Vemos o fogo da lareira e não nos aproximamos muito porque podemos nos queimar. Se pudéssemos enxergar os contaminantes liberados pela combustão certamente nos afastaríamos um pouco mais. Como exemplo cito VOC’s, poeira e o letal monóxido de carbono, insipido, inodoro incolor, responsável por centenas e talvez milhares de mortes todos os anos. Se o ambiente não possuir uma ventilação e exaustão adequada nunca ligue a lareira! Fogões a lenha podem parecer charmosos e deixar a comida mais saborosa. Mas não se esqueça que a queima da lenha gera muitos contaminantes que irão causar problemas de saúde. Nunca instale fogão a lenha dentro de sua casa. Nunca instale próximo a tomadas de ar, portas e janelas. Procure um lugar no ambiente externo de sua casa para instalar seu fogão a lenha e crie dispositivos para não respirar a fumaça liberada. Muitas mortes podem ser evitadas se tomarmos esses simples cuidados.

 

9 – Qualidade do Ar

Se você nunca fez uma análise da qualidade do ar em sua casa ou escritório, sugiro que você faça. Busque a orientação de um especialista para saber qual laboratório contratar e quais análises fazer. O papel da análise da qualidade do ar é enxergar o invisível para propor soluções que salvam vidas. Faça análises ao menos semestralmente.

 

Neste artigo não falei de pets, mofo, umidade excessiva e radônio. Acompanhe minhas próximas publicações e sempre envie suas dúvidas! Se você gostou deste artigo, comente, compartilhe em seu feed, ajude outras pessoas! Se não gostou, comente abaixo para que eu possa sempre trazer conteúdo relevante para você.

 

Um abraço do seu amigo especialista em qualidade do ar.

Robson Petroni

Leia mais