5 passos importantes para cuidar da Qualidade do Ar Interno

5 passos importantes para cuidar da Qualidade do Ar Interno

Por muito tempo negligenciada, a Qualidade do Ar Interno (QAI) se tornou indispensável para as empresas durante a pandemia. Sim, é importante cuidar do ar interno para evitar que voltemos à alta do número de casos de covid-19 em nosso país, porém, existem muitos outros motivos para que as empresas prestem atenção neste aspecto importante de suas edificações.

Mais de 20 anos antes da pandemia, em 1998, a Qualidade do Ar Interno ganhou destaque após a morte do Ministro Sérgio Motta. Na época, a má condição de manutenção e limpeza do sistema de ar condicionado do gabinete do ministro foi apontada como fator relevante. 12 dias depois da internação, Motta veio a óbito devido a uma infecção pulmonar. Antes deste triste acontecimento, não havia atenção alguma à qualidade do ar dos prédios do Governo Federal.

Se sua empresa conta com sistema de climatização a Lei Federal 13.589/2018 determina que o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) deve ser instituído. Desta forma, os procedimentos que vamos citar são parte das exigências legais.

No gerenciamento da Qualidade do Ar Interno, é importante definir um responsável técnico do PMOC. A supervisão da qualidade do ar não é esporádica, mas periódica, sendo necessária a supervisão de um responsável.

Tenha uma equipe sempre atenta à QAI

Com o PMOC já elaborado, é necessário capacitar uma equipe de manutenção. Todos os serviços relacionados à Qualidade do Ar Interno devem ser registrados em planilhas e formulários próprios, gerando assim um histórico da manutenção preventiva. Por esses motivos, o responsável técnico precisa de uma equipe por perto.

Avalie o ar interno semestralmente

A Resolução 09 de 16 de janeiro de 2003 da ANVISA exige que a avaliação da Qualidade do Ar Interno seja realizada semestralmente em seus aspectos físicos, químicos e biológicos. São estas avaliações que permitem verificar se a Qualidade do Ar Interno está ou não alinhada aos padrões ideais.

Em caso de divergências com o padrão, encoraje a ação

Quando a Qualidade do Ar Interno não atende aos padrões, a equipe responsável pelo PMOC deve realizar análises técnicas para verificar o porquê das divergências. Existem diferentes aspectos que devem ser analisados para chegar a uma resposta:

  • As características das atividades desenvolvidas nos ambientes de trabalho;
  • A taxa de renovação do ar interior;
  • A eficácia de manutenção;
  • A limpeza do sistema de climatização.

Eduque os colaboradores

Existem ações educativas que devem ser transmitidas aos colaboradores, para que todos contribuam com a melhoria da Qualidade do Ar Interno.

Algumas ações práticas são:

  • Se o ar atmosférico estiver em boas condições, abrir janelas e manter o ar condicionado desligado por um tempo, permitindo a renovação do ar interno;
  • Sempre higienizar e limpar o ambiente adequadamente, mantendo o lugar livre de poeiras, ácaros e mofo; Atenção a qualidade e substituição dos filtros dos equipamentos de limpeza.
  • Atenção a presença de mofo nos ambientes. Mofo são fungos que liberam esporos que podem causa alergias e doenças nas pessoas;
  • Proibir o uso de cigarro nos locais de trabalho.

A importância da Qualidade do Ar Interno foi reconhecida há mais de 20 anos por conta de uma perda significativa. Você não precisa de uma situação parecida para tomar as atitudes necessárias, protegendo sua saúde e a de seus colaboradores. Se você precisa de ajuda para lidar com esta questão, conte conosco.

Clique aqui e solicite um orçamento.

Leia mais