Como preparar o ambiente interno para deixar a máscara de lado

ambiente interno sem máscara

 

O avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil vem permitindo o relaxamento de medidas preventivas em voga desde o início da pandemia. Entre as medidas adotadas por diversos municípios do país, inclusive grandes capitais, está a liberação do uso de máscara em ambientes internos e externos – a exceção do transporte público e unidades de saúde.

A liberação das máscaras vem gerando controvérsias, com especialistas defendendo a manutenção da obrigatoriedade do uso do equipamento, enquanto outros afirmam que é o momento de retirar as máscaras e retomar a vida, uma vez que ao que tudo indica conviveremos com a covid por anos.

Seja como for, a liberação do uso de máscaras é um fato, de tal forma que é importante que as empresas se preparem para oferecer aos seus funcionários um ambiente sanitariamente seguro, evitando novos surtos que afastem a mão-de-obra e prejudiquem o andamento das atividades.

Vêm com a gente descobrir cinco medidas que precisam ser adotadas em seu negócio para preparar o ambiente interno visando à retomada do trabalho sem máscara de proteção.

5 medidas para preparar o ambiente interno e deixar a máscara

Mantenha os cuidados com a higienização:

A pandemia mudou a rotina de limpeza das empresas, impondo um maior cuidado com a higienização do ambiente. É fundamental que esse trabalho continue. Lembre-se que, apesar da grande melhora do cenário, a pandemia ainda não acabou. Pode relaxar, mas não muito.

Faça a manutenção e higienização dos sistemas de climatização:

Quem quer oferecer um ambiente interno de qualidade e seguro precisa manter em dia a rotina de cuidados e manutenção de seus sistemas de climatização, evitando que eles se tornem verdadeiros agentes contaminantes ao lançar sujidades e microrganismos no ar do interior.

Solicite uma análise da qualidade do ar interno:

Quando o assunto é a prevenção da covid-19 em ambientes internos, a qualidade do ar interior é o fator ambiental mais importante. Através da análise é possível identificar tanto o estado de poluição do ar, como também se a renovação do ar no local está em níveis adequados.

Testes seus purificares de ar:

Os purificadores de ar vêm sendo cada vez mais utilizados em ambientes corporativos. Na teoria a ideia é ótima, ainda que não seja o suficiente para garantir a segurança do local. O grande problema é quem nem todos os equipamentos do mercado entregam o que prometem. Faça a análise de desempenho de seus purificadores e evite a exposição à riscos.

Álcool em gel sim:

O álcool em gel é excelente para manter a higienização das mãos, contribuindo tanto para mitigar os riscos de contaminação de covid-19 como de outras doenças causadas por microrganismos presentes nas superfícies que encostamos.

Lembre-se que embora as máscaras não sejam mais obrigatórias, não significa que não continuam recomendadas, principalmente em aglomerações. Reforce esse ponto com os colaboradores bem como da necessidade de uso do equipamento em caso de sintomas de doenças respiratórias.

Nós vamos vencer a pandemia!

Até a próxima!

Leia mais