Como é realizada a Análise da Qualidade do Ar Interior?
A qualidade do ar no interior de ambientes é um aspecto fundamental para a promoção da saúde. Hoje passamos cerca de 90% do nosso tempo em ambientes fechados, de modo que o ar que respiramos nesses locais precisa apresentar condições seguras ao nosso bem-estar.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabeleceu uma série de normas e padrões de qualidade voltados ao ar interior, sendo essencial que edifícios de uso coletivo, como escritórios, hospitais, instituições de ensino, entre outros, obedeçam às determinações da agência reguladora.
A Análise da Qualidade do Ar Interior é uma das principais ferramentas que contamos para garantir que um ambiente está em acordo com os padrões ANVISA, devendo ser realizada periodicamente.
Nos locais onde o Plano de Manutenção, Operação e Controle do sistema de climatização são exigidos, os índices encontrados na análise devem constar no documento, assim como a periodicidade com a qual a análise da qualidade do ar interior será feita.
Como medimos a qualidade do ar interior?
A Análise da Qualidade do Ar Interior é realizada seguindo as determinações presentes na RE nº 9, de janeiro de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para uma análise ser válida, ela deve seguir os padrões e procedimentos estabelecidos na resolução.
Pode ser efetuada também análise microbiológica do sistema de climatização, onde é realizada por exemplo amostra da água coletada na bandeja ou serpentina do aparelho de ar condicionado, verificando os níveis de contaminação do sistema de climatização e seus impactos no ambiente.
Entre os fatores considerados ao analisar a qualidade do ar interior, se destacam:
Pureza do ar:
É verificada a quantidade de aerodispersóides presentes no ambiente, como névoas, fumos, poeiras ou aerossóis. Para constatar a pureza do ar, também é analisada a presença de bioaerossois, como fungos, marcador epidemiológico para microrganismos.
Renovação do Ar:
A renovação do ar é um aspecto fundamental para o ar interno, sendo medida através da aferição, com equipamento específico, da quantidade de gás carbônico presente no ambiente, que deve estar dentro dos padrões seguros à saúde.
Parâmetros físicos:
Temperatura, umidade e velocidade do ar são parâmetros associados ao conforto do ambiente, mas também com grande impacto nos microrganismos. A alta umidade do ar, por exemplo, favorece o surgimento de fungos e outros elementos.
Para que a Análise da Qualidade do Ar Interior de seu imóvel seja realizada dentro das especificações legais e com alto grau de confiabilidade, é fundamental contar com técnicos capacitados s e equipados com as ferramentas necessárias para o trabalho.
A Conforlab é especialista e referência em análises ambientais, contando com os melhores profissionais e laboratórios do país. Vem cuidar do seu imóvel e promover saúde com a gente.
Até a próxima!