4 perguntas respondidas sobre o PMOC para você não ter mais dúvidas

 

Toda empresa que se dedica à manutenção de equipamentos de climatização e refrigeração, seja nos setores comercial, industrial ou residencial, deve estar ciente e cumprir rigorosamente o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).

Cada equipamento, seja um ar-condicionado ou uma câmara fria, precisa de manutenção em periodicidade determinada para garantir o bom funcionamento. Esta prática evita problemas que comprometam a qualidade do ar e a saúde dos usuários de edifícios e ambientes climatizados, proporcionando maior tranquilidade e segurança.

O que é PMOC?

O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é um conjunto de documentos que contém todas as informações sobre a edificação, seus espaços e equipamentos, bem como os procedimentos de manutenção que devem ser seguidos.

O PMOC ajuda os proprietários a gerir melhor os serviços de manutenção e operação da edificação, além de garantir que a segurança e a integridade da edificação sejam mantidas. Além disso tudo, ainda auxilia na identificação precoce de possíveis problemas, permitindo a correção antes que eles se tornem grandes preocupações.

O Plano também pode ajudar na redução de custos de manutenção, pois oferece um planejamento de manutenção regular, que possibilita a previsibilidade de custos.

Por que essa lei do PMOC foi criada?

Apesar de a legislação relativa aos sistemas de climatização e suas estruturas ter sido promulgada recentemente, os procedimentos para sua manutenção e conservação já existem há mais de 20 anos.

Estes procedimentos são fundamentais para assegurar a durabilidade dos equipamentos, além de contribuir para o bem-estar, conforto e produtividade dos ocupantes, evitando a ausência ao trabalho por problemas respiratórios ou o mau uso ou a deterioração destes sistemas. A Portaria 3.523/98 do Ministério da Saúde autoriza estas ações.

Em que situações o PMOC é obrigatório?

O PMOC é uma etapa fundamental em ambientes climatizados de uso não residencial no pais. É importante entender que ele não deixa de ser obrigatório, mesmo em locais com baixa carga térmica. Com efeito, o PMOC também pode ser adaptado para locais onde a carga térmica total seja menor que 60.000 BTU/H ou 5Trs.

Um alerta importante é sempre verificar a qualificação do profissional de acordo com o porte da instalação. Assim, é importante ter em mente que, independentemente do tamanho do ambiente, o PMOC deve ser aplicado para garantir a qualidade e a eficiência do ar condicionado.

Quem pode assinar o PMOC?

É necessário que o responsável técnico pelo sistema de climatização seja legalmente habilitado e capacitado para essa atuação. Refrigeração e climatização de ambientes é uma atividade regulamentada no pais, pois envolvidas riscos à saúde e ao meio ambiente. Os conselhos de classe, como CREA, CAU, CFT, são os responsáveis por definir quem são os profissionais legalmente habilitados no Brasil.   

Conte com a Conforlab para realizar serviços relacionados ao PMOC. Aqui você encontra todos os profissionais necessários para a elaboração deste documento em sua empresa. Esteja alinhado às leis e normas.

Leia mais