4 cuidados com o ar-condicionado que refletem na sua saúde

O verão chegou, e com ele a onda de calor que causa desconforto em quem está em ambientes internos. Nesses momentos, a saída é ligar o ar-condicionado e aproveitar o friozinho que só ele proporciona. E como é bom contar com este aparelho como aliado neste período, não é verdade?

Apesar de todo alívio e conforto térmico que proporciona, o ar-condicionado pode ser a origem de problemas respiratórios, ameaçando a saúde de quem não faz uso da forma correta. Queremos ajudar você a evitar esses problemas, aproveitando este recurso sem contar com os riscos.

Confira quatro cuidados indispensáveis para fazer um uso saudável do ar-condicionado.

 

Faça a manutenção regularmente

Você faz a higienização do ar-condicionado com frequência? Quando essa higienização não é realizada, partículas de sujeira, água, bactérias e fungos ficam acumulados nestes equipamentos. Esse acúmulo provoca infecções respiratórias, alergias e, em casos graves, pneumonia.

É indispensável limpar e trocar os filtros, garantindo a boa qualidade do ar do produto e a eficiência da refrigeração. Ao menos uma vez por ano é importante realizar a limpeza do aparelho, já os filtros devem ser higienizados uma vez ao mês.

 

Nada de mudanças bruscas de temperatura

Se você estiver em um ambiente frio e passar para um mais quente bruscamente, ou vice-versa, sua saúde estará em risco. O contraste entre as temperaturas é prejudicial e o ideal é evitar esse movimento abrupto.

 

Mas como fazer isso, afinal?

Deixe o ar-condicionado entre 21 e 23 graus, e não menos que isso. A exposição a temperaturas muito baixas provoca dores de garganta, entre outros problemas nas vias respiratórias. Esta temperatura não causará grande contraste térmico, protegendo, assim, seu corpo e sua saúde.

 

Use o umidificador de ar

O ar-condicionado tem o efeito colateral de ressecar o ar. Assim, a mucosa do nariz também fica ressecada, causando alergias e problemas respiratórios, como asma e rinite. Por isso é importante que o ambiente conte com o mínimo de umidade. Outra forma de lidar com o problema é com o uso do soro fisiológico a 0,9%.

 

Mantenha o ambiente bem ventilado

Por deixar o ar seco, o ar-condicionado deve ser instalado em um ambiente que conte com ventilação externa, com ar fresco e puro. Quando o local estiver vazio, é importante desligar o aparelho, abrir as portas e janelas e deixar o ar circular. Assim, há redução da circulação de partículas potencialmente prejudiciais, assim como colabora com a economia de energia.

Sim, o ar-condicionado é um aliado do seu bem-estar, e pode ser um aliado também da sua saúde. Para isso, é necessário estar atento a todos os cuidados necessários com o aparelho. Por mais que pareça um trabalho difícil, no começo, realizar manutenções e adquirir um umidificador de ar, por exemplo, pense nas consequências da falta de cuidado.

Quando o assunto é a Qualidade do Ar Interno, você pode contar com a Conforlab. Ajudamos você a cuidar do ar que respira e da sua saúde. Estamos sempre disponíveis para você. Entre em contato conosco.

Leia mais