Saiba tudo sobre o que é PMOC e como fazer

Saiba tudo sobre o que é PMOC e como fazer

 

Você sabia que segundo a Organização Mundial da Saúde, passamos em média de 80% a 90% de nossas vidas ambientes fechados? Quando olhamos para esse dado, é impossível não pensarmos em como as condições ambientais dos imóveis que frequentamos afetam diretamente a nossa saúde e bem-estar.

Entre os fatores ambientais de um imóvel que afetam nosso organismo, a Qualidade do Ar Interno desponta como o mais importante para oferecer condições sanitárias adequadas e seguras. Não à toa, autoridades de saúde de diferentes locais do mundo estabelecerem padrões de qualidade do ar há décadas.

Com o crescimento no uso de sistemas de climatização, há um novo desafio para a manutenção da qualidade do ar. Em ambientes climatizados, onde não há renovação natural do ar, a falta de cuidado e erros durante a operação do ar condicionado transforma o local em uma verdadeira bomba-relógio para a saúde humana.

Esse desafio à saúde pública deu origem à Lei 13.589/2018. Segundo a legislação, todo edifício de uso coletivo, público ou particular, climatizado artificialmente, precisa elaborar um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) do sistema.

 

O que é PMOC? Qual sua importância?

PMOC é a sigla para Plano de Manutenção, Operação e Controle, um documento onde é estabelecido os procedimentos e processos referentes à conservação, integridade e higiene dos equipamentos de climatização.

A elaboração do PMOC é mandatória para todos os edifícios de uso coletivo que contam com ambientes climatizados, tanto aqueles de uso público como de uso restrito. Administradores de imóveis que não cumprem essa obrigação estão sujeitos à autuação e pagamento de multa aplicada por autoridade sanitária.

Com o objetivo de garantir a segurança sanitária dos equipamentos de climatização de forma que estejam livres de fungos, bactérias, ácaros, contaminantes e sujidades, o PMOC se mostra um grande aliado da saúde, ao promover um ambiente mais seguro para todos.

Para as empresas, a elaboração e cumprimento do plano de manutenção, operação e controle, se refletem na melhora da saúde ocupacional, diminuindo o absenteísmo e aumentando a motivação, engajamento e produtividade dos colaboradores.

Por fim, ao garantir que o sistema de climatização conte com as melhores práticas de higienização, conservação e manutenção, a vida útil dos equipamentos aumenta, ou seja, uma medida que gera ganhos em todos os âmbitos.

 

Como fazer um Plano de Operação Manutenção e Controle?

Para elaborar um PMOC eficiente para seu sistema de climatização, o primeiro passo é levantar uma série de dados da edificação e do sistema, como:

  • Áreas dos espaços climatizados;
  • Carga térmica instalada;
  • Número médio de ocupantes;
  • Qualidade do Ar Interno.

Com as informações coletadas, é preciso comparar os dados encontrados com as referências que são indicadas pelas normas técnicas que tratam sobre o tema. 

A partir dessa análise, um relatório com as informações, adequações necessárias e a rotina de manutenção que será seguida é emitido. Esse relatório é o Plano de Manutenção e Controle.

 

A Conforlab te ajuda a elaborar o PMOC e conquistar um ambiente interno saudável

Para elaborar uma PMOC de qualidade o 1º passo é ter um profissional legalmente habilitado e capacitado pelo respectivo conselho de classe.

Solicitar o expertise e experiência do profissional ou empresa com sistemas de climatização compatíveis. Pedir atestados de referência, preferencialmente registrados no órgão de classe aumenta a credibilidade. Se a empresa estiver associada a associações como ABRAVA ou SINDRATAR é um sinal de participação efetiva as novidades e atualizações do mercado.

Mas nós queremos fazer ainda mais por você. Por isso, a Conforlab disponibiliza para download, gratuitamente, uma planilha modelo para PMOC. Baixe a sua agora mesmo e garanta segurança sanitária de seu imóvel. Quando cuidamos dos sistemas de climatização corretamente, todos saem ganhando!

Leia mais