Como reduzir COVs dentro do seu edifício: Quem são eles e como controlá-los?
Principalmente nessa época de pandemia devido a COVID-19, a qualidade do ar interno é uma preocupação crescente para as empresas. Uma baixa QAI afeta a saúde e bem estar dos ocupantes do edifício. Os compostos orgânicos voláteis – COVs, liberados no ar a partir de fontes internas e externas, contribuem para a redução da QAI. O entendimento do que são os COVs, de onde eles vêm e como reduzi-los ajuda os gerente de operações, facilities managers e administradores prediais e demais interessadas a reduzir os efeitos negativos sobre a saúde dos trabalhadores e dos ocupantes. Vamos discutir a seguir em como reduzir os COVs.
O QUE SÃO COVS?
Os compostos orgânicos voláteis são substâncias químicas que apresentam alta pressão de vapor à temperatura ambiente. Isso significa que eles evaporam rapidamente no ar atmosférico, onde podem ser atraídos para os pulmões através da respiração humana.
Dentro dos ambientes, os COVs são emitidos a partir de tintas, produtos de limpeza, solventes e tinta de impressora, além de carpetes, cortinas e móveis. No exterior, os COV são emitidos a partir de veículos a motor e como resultado da construção civil e industrialização. Os COVs entram através das rachaduras e frestas e se espalham no ar pelos sistemas de climatização. Os níveis de temperatura e umidade podem aumentar a liberação de COV, o que afeta ainda mais a qualidade do ar interno.
EFEITOS NOCIVOS DOS COVS
A presença de níveis elevados de COV pode contribuir para a Síndrome do Edifício Doente – SED. Essa é uma condição na qual a má qualidade do ar interno afeta a saúde dos ocupantes do edifício. Os sintomas do SED incluem sangramentos nasais, tosse, falta de ar, dores de cabeça e fadiga. Esses sintomas diminuem ou desaparecem quando a pessoa sai do edifício.
Normalmente, os níveis de COV aumentam durante o dia em que os prédios de escritórios têm maior ocupação. Isso piora o problema do SBS. Condições insalubres de trabalho levam a redução de produtividade e aumento no absentismo dos funcionários, com grande impacto nos resultados financeiros das empresas. Isso torna o controle dos COVs importantes na prevenção do SED.
REDUZINDO COVS
Não é viável, ou mesmo possível, eliminar todas as fontes desses produtos químicos. Mas existem maneiras de reduzir os COVS.
✓ Escolha produtos químicos com baixo ou nenhum COV
Use tintas, produtos de limpeza e solventes com COV baixo ou zero. Armazene agentes de limpeza e outros produtos adequadamente para impedir que as emissões de COV espalhem pelos ambientes internos. Essas duas recomendações são cruciais na redução de COVs em edifícios.
✓ Comprar móveis de segunda mão ou com baixa emissão
Analise a possibilidade da compra de móveis de escritório usados em vez de novos, uma vez que a eliminação de gases de novos móveis ocorre nos primeiros anos de compra. Além de ser uma ação sustentável. Existem no mercado também diversos móveis com baixa emissão de COVS, considere essa possibilidade.
✓ Aumentar a limpeza
Aumente a frequência e eficiência na limpeza de tapetes, cortinas e estofados. Isso tem benefícios na redução de COV, além de impedir a formação e a propagação de mofo por todo o edifício. Consulte seu prestador de serviço de limpeza para discutir estratégias.
✓ Melhore a ventilação
Quanto melhor a ventilação do ambiente , melhor é a dissipação dos COVs no ar, melhorando a QAI. O sistema de climatização nem projetado, instalado e mantido é uma eficaz medida para renovação do ar interno. A instalação de frestas nas portas, a abertura das captações de ar externo e a instalação de sistemas de purificação como fotocatalise e filtros especiais do sistema de climatização, reduzem os níveis de COV. Implantar e manter atualizado o PMOC – Plano de Manutenção Operação e Controle dos sistemas de climatização também é importante.
COMO PODEMOS AJUDAR?
✓ Monitorar os níveis de COV
O monitoramento contínuo e em tempo real da qualidade do ar interno ajuda a identificar e gerenciar problemas com os COVs antes que possam afetar a saúde dos ocupantes do edifício. Instalamos sensores em zonas estratégicas em todo o edifício. Obtemos em tempo real dados sobre temperatura e umidade, compostos orgânicos voláteis totais (TVOC) e material particulado. O mais importante é que esses dados coletados são monitorados por profissionais treinados. Isso garante que a QAI atenda a todos os padrões estabelecidos pela ANVISA e ABNT.
✓ Realizar uma verificação de integridade do edifício
A Conforlab realiza uma verificação de “saúde” do edifício para avaliar as condições ambientais internas e solucionar qualquer problema de uma baixa QAI. Nosso Plano de Segurança da Qualidade do Ar Interno – PSQAI fornece aos gestores prediais informações para resolver os problemas do QAI rapidamente, com o mínimo de interrupção possível no fluxo de trabalho.
Para entrar em contato com a Conforlab com perguntas sobre como reduzir COVs e melhorar a qualidade do ar interno, ligue para (11) 5094-6280 ou envie um e-mail para contato@conforlab.com.br