Cuidando da biossegurança das escolas – Guia de Referência com Recomendações para Biossegurança dos Ambientes Internos: Unidades de Ensino
Quase um ano e meio após a quarentena ser decretada nos estados brasileiros por causa da pandemia da Covid-19, muitas crianças e jovens continuam afastados da sala de aula. A retomada das aulas presenciais ainda é lenta e causa muita discussão.
Muitos pais, alunos e professores ainda não se sentem seguros para a retomada das atividades presenciais e defendem que a mesma só seja realizada após a vacinação. O custo para a educação nacional, porém, em especial no ensino básico e médio, vem sendo desastroso.
Estudos divulgados pelo Ministério da Educação em fevereiro de 2020 já apontavam para o grave quadro da educação no país, detectando o aumento do abandono escolar e muitas dificuldades para o acompanhamento das aulas online, especialmente entre os grupos mais carentes.
Diante desse cenário, a retomada das aulas presenciais se mostra como uma tarefa urgente. Para contribuir com um retorno mais seguro e possível para todos, foi elaborado pelo CNCR o “Guia de Referência com Recomendações para Biossegurança dos Ambientes Internos: Unidades de Ensino”.
Cuidando do ar de sua unidade de ensino, conquistando um ambiente seguro
A pandemia da Covid-19 trouxe à tona a importância dos cuidados com o ar interno. O sars-cov-2, responsável pela doença, e suas variantes, se propagam pelo ar, através de gotículas e aerossóis dispersadas no ambiente pelos contaminados.
É essa forma de agir do vírus que faz com que ambientes fechados apresentem maior risco de contaminação. Nesses locais, a menor ventilação e renovação do ar favorecem o aumento da carga viral, facilitando o contágio e ocorrência de quadros mais severos de Covid-19.
Uma retomada com segurança exige que haja maior empenho na promoção da Qualidade do Ar Interno. Nas escolas, edificações que concentram um grande número de pessoas por horas no mesmo espaço, esse cuidados precisam ser redobrados. É fundamental oferecer biossegurança nas unidades de ensino, sob o risco de caso contrário, torná-las vetores de contágio.
Embora os cuidados com fatores ambientais de escolas e faculdades sejam impulsionados pela pandemia, os benefícios dessa atitude vão muito além de prevenir a Covid-19. São muitos os riscos à saúde que podem estar presentes nesses ambientes.
Além de microrganismos lançados ao ambiente por alunos, professores e funcionários, compostos orgânicos voláteis, fungos, a alta concentração de CO2, entre outros fatores, podem causar uma série de problemas e doenças respiratórias.
O “Guia de Referência com Recomendações para Biossegurança dos Ambientes Internos: Unidades de Ensino” apresenta os principais cuidados e práticas a serem adotadas em unidades de ensino, para garantir que seus ambientes estejam dentro dos padrões adequados de biossegurança.
Faça o download gratuitamente do guia aqui, e conte com a parceria da Conforlab para cuidar do ar e demais aspectos ambientais de sua instituição. Assine nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades de nosso blog, e siga nossas páginas nas redes sociais.
Solicite seu orçamento com nosso setor comercial. Para isso, clique no botão do WhatsApp ao lado e fale conosco. O que você está esperando? Será um imenso prazer atender você.
Até a próxima!