Comunicado Técnico: A influência do ar externo no ambiente interno

 O outono chegou e com ele as baixas temperaturas e a falta de chuva em maior parte Brasil. Por isso, a Conforlab vem alertar seus CLIENTES para atenção a qualidade do ar dentro dos ambientes internos.

A falta de chuva deixa o ar atmosférico mais seco e com maior quantidade de material particulado, como aerossóis, poeira e microrganismos. Essa situação é muito prejudicial à saúde humana, aumentando em muito os casos de doenças respiratórias. Vejam dados de internação no Brasil, em um período de 05 anos, anterior a pandemia da COVID 19:

 

Fonte: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/niuf.def

Essa piora na qualidade do ar costuma aparecer nos resultados laboratoriais de análise do ar que a Conforlab realiza em todo o pais há mais de 20 anos. Além da piora da qualidade do ar, as pessoas costumam passar mais tempo em ambientes fechados, devido as baixas temperaturas.

O ar atmosférico poluído é o mesmo que entra em nossas casas e ambientes de trabalho, de lazer ou escolas. Por isso, gestores prediais, responsáveis técnicos por sistemas de climatização, e demais proprietários de edificações devem prestar a atenção no tratamento desse ar que entra nos ambientes internos. Sistemas de climatização são obrigados por lei e normas técnicas a ter sistema de filtração desse ar externo justamente para proteger a saúde da população. Verifiquem a possibilidade de melhorar esse tratamento do ar exterior, seja com filtros de ar mais eficientes ou tecnologias seguras com eficiência comprovada.

Em ambientes sem sistemas de climatização central, recomendamos manter portas e janela fechadas, abrindo apenas quando o ar exterior estiver mais limpo. Consulte a Secretaria de Meio Ambiente de seu Estado para essa informação. Avalie a possibilidade de purificadores de ar portáteis, com tecnologias seguras e eficientes. bem como instalação de sistemas de ventilação com filtros de ar. Esses sistemas são simples, similares ao utilizados na exaustão de banheiros, só que trazendo o ar de fora para dentro do ambiente devidamente filtrado.

Em veiculos, recomendamos a substituição dos filtros de ar de cabine nesse momento.

Esse é um comunicado emitido pela equipe técnica da Conforlab, em prol da qualidade do ar interno de seus CLIENTES. Em caso de dúvidas, contate um de nossos especialistas. São Paulo, junho de 2022.

Leia mais