Como melhorar o ar interno para o outono?
O outono é uma meia-estação de transição entre o verão e o inverno. À medida que as temperaturas esfriam, o meio ambiente se adapta a essa nova realidade. Mas você sabia que o outono pode representar um risco à saúde?
As temperaturas mais amenas fazem com que as pessoas passem mais tempo em ambientes internos sem que estes tenham a renovação do ar adequado. Essa atitude contribui para aumentar a exposição a sujidades e agentes nocivos presentes no ar interno.
O resultado? Aumento nos casos de doenças respiratórias, como alergias, asma, bronquite, gripes, pneumonia, resfriados e rinites. Para quem fica doente é péssimo, e para o empregador também, que vê aumento do absenteísmo, prejudicando a produtividade, motivação e engajamento de seu negócio.
A solução é uma só: cuidar do ar interno para garantir que este seja de boa qualidade e não afete negativamente a saúde, disposição e potência dos ocupantes. Quer saber como? Nós te ajudamos nessa!
Cuidando do ar interno no outono
Você sabia que a poluição do ar em ambientes internos é mais perigosa à saúde que a poluição do ar em ambientes externos? Isso porque em ambientes externos a ventilação do ar é constante, diminuindo a concentração dos poluentes, enquanto nos ambientes internos a falta de renovação do ar aumenta a concentração dos mesmos.
Por isso, cuidar da qualidade do ar interno, para as empresas, é um investimento na saúde e qualidade de vida no trabalho, propiciando maior bem estar aos seus colaboradores através da entrega de um ar de qualidade.
Além do aumento do absenteísmo e queda na motivação e produtividade, o ar interno de má qualidade ainda afeta o foco e concentração dos funcionários, aumentando os riscos de ocorrência de erros e, por consequência, prejuízos e retrabalho.
Os cuidados com a qualidade do ar interno precisam ser redobrados durante as estações com a temperatura mais amena, como é o caso do outono, justamente porque nos dias de frio os indivíduos são mais propensos em deixar janelas e portas fechadas, diminuindo ainda mais a renovação do ar e aumentando a concentração de poluentes.
Para garantir um ar interno de boa qualidade no seu negócio durante o outono, o primeiro passo é realizar a Análise da Qualidade do Ar Interno. Esse é um processo importante, que permite você conhecer o real estado da qualidade do ar.
A partir do relatório produzido pela análise, é possível ter um retrato do cenário atual da qualidade do ar e assim elaborar planos estratégicos que garantam a sua melhoria. Algumas ações, porém, valem ser destacadas:
- Aumentar o índice de renovação do ar;
- Contar com equipamentos de ar condicionado com a manutenção e higienização em dias;
- Utilizar purificadores de ar;
- Evitar o uso de produtos de limpeza com compostos orgânicos voláteis (COV);
- Evitar pintar as paredes com tintas com compostos orgânicos voláteis;
- Realizar a limpeza dos dutos do sistema de climatização periodicamente;
- Resolver problemas de infiltrações e vazamentos para evitar o crescimento de mofo;
Mas vale lembrar: o segredo para ter um ar interno de qualidade durante o outono e inverno é cuidar da qualidade do ar o ano inteiro.
Ar interno de qualidade é mais saúde e bem estar. Conte com a Conforlab, vamos juntos nessa!
Até a próxima!