A ventilação pode reduzir a exposição a vírus respiratórios em espaços internos

 

Os níveis de doenças respiratórias continuam a diminuir a nível nacional desde o pico no final de Dezembro. Mas mesmo à medida que ultrapassamos o inverno, é importante lembrar que os vírus respiratórios ainda se propagam em níveis elevados, com alguns espalhando-se ao longo do ano.

A ventilação pode reduzir a transmissão do vírus respiratório

Ao utilizar estratégias básicas , como a vacinação e a prática de uma boa higiene, podemos proteger-nos a nós próprios e às pessoas de quem gostamos contra doenças respiratórias. Melhorar a ventilação é outra das principais estratégias que podem reduzir o risco de contrair ou espalhar vírus respiratórios.

Uma boa ventilação pode ajudar a proteger a nossa saúde, reduzindo a nossa exposição a vírus respiratórios. As pessoas ainda podem ficar doentes depois de ventilar um espaço, por isso é importante usar a ventilação como parte de uma abordagem multifacetada para nos protegermos contra doenças causadas por vírus respiratórios.

É importante tomar medidas para melhorar a ventilação nas nossas casas e noutros espaços interiores como estratégia central de prevenção durante todo o ano, desde invernos frios até verões quentes.

Como a ventilação pode ajudar a nos proteger

O risco de contrair COVID-19 ou outras doenças respiratórias depende de vários fatores específicos da pessoa exposta (como o sistema imunitário e o estado de vacinação), do próprio vírus e do ambiente em que o vírus e a pessoa interagem. Melhorar a ventilação pode ajudar a proteger as pessoas dentro de casa. Isso ocorre porque os vírus se espalham entre as pessoas com mais facilidade em ambientes fechados do que ao ar livre, em parte porque a concentração dessas partículas costuma ser maior em ambientes fechados.

Medidas para um ar mais limpo e para prevenir a propagação de vírus respiratórios podem ser tomadas a qualquer momento, especialmente quando:

A ventilação pode ajudar a manter ambientes internos mais saudáveis

Os vírus respiratórios se espalham principalmente no ar entre as pessoas. Quanto menos vírus no ar, melhor. Melhorar a ventilação pode ajudar a reduzir os níveis de vírus em sua casa e reduzir as chances de propagação do vírus.

Podemos melhorar a qualidade do ar interior aumentando o fluxo de ar e limpando o ar. Fazer melhorias na ventilação da sua casa ou edifício pode aumentar o fornecimento de ar limpo e reduzir a concentração de vírus em espaços interiores. A ventilação melhorada pode ser qualquer coisa, desde ações fáceis, como abrir janelas, até atualizações do sistema.

Os sistemas de ventilação funcionam de diferentes maneiras: podem trazer ar fresco do exterior para as divisões, filtrar o ar ou tratar o ar. Eles também servem para movimentar o ar, o que reduz bolsas de ar estagnado onde as partículas virais podem se acumular.

Dicas para ventilação durante todo o ano

Existem muitas maneiras de melhorar o fluxo de ar em nossas casas ou outros edifícios:

  • Trazer ar fresco do exterior para dentro de casa ajuda a evitar que partículas de vírus se acumulem no ar interior. Se for seguro fazê-lo, abra portas e janelas o máximo que puder para deixar entrar ar fresco ao ar livre. Até mesmo ter uma janela ligeiramente aberta pode ajudar.
  • Certifique-se de que os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) de sua casa funcionem conforme projetado .
    • Faça a manutenção regular do seu sistema conforme recomendado pelo fabricante.
    • Troque os filtros do seu sistema regularmente, de acordo com as instruções do fabricante.
    • Certifique-se de que os filtros se encaixem corretamente no suporte do filtro, para que o mínimo de ar possível entre nos filtros.
  • Procure usar várias estratégias de ventilação em sua casa. Isso ajudará a reduzir a concentração de partículas virais no ar.
  • Use filtros classificados como MERV-13 ou superior, quando possível. O uso de filtros de classificação mais alta em seu sistema de aquecimento ou ar condicionado pode remover mais germes do ar do que filtros de classificação inferior.
  • Configure seu sistema de ventilação para circular mais ar quando houver pessoas no prédio. Você pode fazer isso ajustando o controle do ventilador do termostato para a posição “LIGADO” em vez de “AUTO”. Isso fará com que o ventilador funcione continuamente sem a necessidade de ajustar a temperatura. Isso pode aumentar o uso de energia do ventilador, portanto, limite o uso quando necessário, como pouco antes, durante e depois de reuniões de pessoas ou se alguém em sua casa estiver doente com um vírus respiratório.
  • Purificadores de ar(também conhecidos como purificadores de ar) filtram o ar com filtros de alta eficiência que removem os germes do ar. Escolha um que tenha o tamanho certo para o seu espaço.
  • Os sistemas de tratamento de ar UV podem matar os germes no ar. Eles também podem fornecer um alto nível de trocas efetivas de ar por hora, usando pouca energia.
  • Um monitor portátil de CO 2 pode ajudá-lo a determinar o quão viciado ou fresco está o ar nas salas. Leituras acima de 800 partes por milhão (ppm) sugerem que pode ser necessário trazer mais ar fresco externo para o espaço.
  • Verifique se os exaustores das cozinhas e banheiros funcionam e ventilam para fora de sua casa ou prédio. Esses ventiladores ajudam a remover o ar viciado e a trazer ar fresco para seus ambientes. Você também pode manter os exaustores ligados quando os visitantes estiverem em sua casa e deixá-los ligados por uma hora depois de saírem.
  • Use a ferramenta interativa de ventilação doméstica do CDC para ver como os níveis de partículas mudam conforme você ajusta as configurações de ventilação.
  • Se possível, leve as atividades ao ar livre para diminuir o risco de transmissão do vírus.

Fonte

Leia mais