Poluição do ar é um fator no aumento de casos de câncer, diz relatório

Como vigilante da saúde global, a  OMS  raramente traz boas notícias. Manteve-se fiel à sua missão antes do Dia Mundial do Cancro, quando a sua Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro divulgou um relatório , em 1 de fevereiro, prevendo um aumento de cerca de 35 milhões de novos casos de cancro até 2050. Isto representa um aumento de 77% em comparação com 2022. , observou a OMS.

Entre os factores que impulsionaram o aumento esperado nas taxas de cancro estava a poluição atmosférica.

Partículas finas levam à disfunção celular

“Isto diz principalmente respeito à poluição por partículas finas”, disse o Dr. Emmanuel Ricard, porta-voz da Liga Francesa Contra o Cancro.

A exaustão do diesel é uma das principais fontes dessas partículas, disse ele. As mais finas dessas partículas podem descer até os pulmões, descendo até os alvéolos. Esses são os minúsculos sacos de ar localizados no final da estrutura respiratória em forma de árvore do pulmão, onde o sangue troca oxigênio e dióxido de carbono durante o processo de inspiração e expiração.

As células de defesa do corpo “quererão” remover essas partículas e a inflamação se seguirá. Isso acaba desestruturando as células que, ao invés de continuarem a se replicar de forma saudável, começarão a “disfuncionar”, tornando-se cancerosas. “Essas células cancerígenas se multiplicarão e formarão um tumor”, disse Ricard.

Mais pessoas e mais velhos 

Pelo menos vários fatores indicados pelo estudo não estão relacionados à poluição. O rápido crescimento da taxa global de cancro reflecte o crescimento populacional: à medida que o número de seres humanos no planeta continua a aumentar, o número total de casos de cancro também aumentará.

E embora os humanos se tornem mais numerosos, a espécie também vive mais tempo. “O câncer é um problema de imunidade, e a imunidade diminui à medida que envelhecemos. Com isso, quanto maior a expectativa de vida da população, maior será o risco de contrair câncer”, afirmou Ricard.

Outra ilusão clássica nos dados epidemiológicos está ligada à melhoria do próprio diagnóstico do câncer. São casos que já existiram no passado, mas que escaparam aos radares médicos. Agora, à medida que são detectados, contribuem para um aumento no número total de casos de cancro.

Existem também situações de “sobrediagnóstico”, em que a presença de células cancerígenas é confundida com o cancro propriamente dito, disse Catherine Hill, epidemiologista francesa.

Um caso clássico é o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Francês de Vigilância em Saúde Pública (InVs), 30% dos homens de 30 anos e 80% dos homens de 80 anos têm células cancerígenas na próstata. “Isso é extremamente comum. É óbvio que nem todas estas células cancerígenas dão origem a cancros sintomáticos”, disse Hill.

Saúde mental

Cada vez mais estudos estabelecem – embora ainda não tenha sido confirmado – uma ligação entre a poluição e a deterioração da saúde, incluindo a saúde mental. A poluição supostamente agrava a depressão.

Estas são “tendências” repletas de estimativas científicas, disse Hill. Depois do tabaco, o consumo de álcool é a principal causa de cancro em França , segundo a OMS, disse Hill. “A poluição causa 50 vezes menos cancro em França do que o tabaco e 20 vezes menos que o álcool”, acrescentou ela, citando um estudo da Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro da OMS.

No entanto, seria errado considerar os factores do cancro como isolados, disse Ricard. Um indivíduo exposto a diversos fatores terá maior risco de contrair câncer. O conhecimento que existe sobre o efeito que o tabaco e o álcool em conjunto podem ter nas taxas de cancro pode ser aplicado noutros lugares, disse ele. “Conseguimos assim encontrar, no caso do cancro do pulmão, genes que foram tão afetados pelos cigarros como pela poluição atmosférica”, disse Ricard.

Os perigos da “lixeira” mundial

No entanto, o factor poluição não é o mesmo para todos, uma vez que os humanos não respiram o mesmo ar. “Nas grandes cidades da China , Índia, América do Sul, Antananarivo [em Madagáscar] e até no Cairo, formam-se nuvens de partículas a partir da poluição. Sob este “smog”, as pessoas desenvolvem cancro do pulmão, tal como em Inglaterra durante a revolução industrial”, disse Ricard.

Há agora uma transferência de poluição para o “Sul”, que é usado como “lixão para o mundo”, acrescentou Ricard. “Além das fábricas ‘em risco’ que os países industrializados preferem deslocalizar, às economias em desenvolvimento são vendidos derivados de petróleo de baixo custo e de qualidade inferior.”

Aqueles que visitaram as megacidades dos países em desenvolvimento concordarão: a poluição parece mais forte ali. Na verdade, isto acontece porque é mais agressivo: “Os combustíveis diesel aí utilizados são ainda mais ricos em enxofre e azoto do que os emitidos na Europa”, disse Ricard.

Para Richard, o relatório da OMS destaca uma transição epidemiológica. Os países anteriormente afectados por doenças infecciosas, que estão em declínio, enfrentarão em breve uma onda de doenças, como o cancro, comuns aos países ocidentais.

Um alerta ecológico?

Em França, por exemplo, a qualidade do ar melhorou nos últimos 30 anos. Na área metropolitana de Toulouse, a presença de partículas finas e óxido de azoto caiu respetivamente 40% e 17% entre 2009 e 2019. Isto teve um impacto positivo nas doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e cancros, disse Ricard.

Menos encorajador é o estudo realizado na região de Toulouse, que conclui que a população economicamente desfavorecida está mais exposta à poluição atmosférica e mais preocupada com as mortes atribuíveis à exposição prolongada.

Para além destas disparidades socioeconómicas, Xavier Briffault, investigador que trabalha em ciências sociais e epistemologia da saúde mental no Centro Nacional Francês de Investigação Científica (CNRS), viu potencial para um alerta ecológico. Ao demonstrar uma correlação directa entre a saúde e a degradação ambiental, a ciência poderia levar-nos da protecção ambiental, impulsionada pela ética, à consciência ecológica, impulsionada por preocupações de saúde pública.

A saúde não é um fim em si mesma, mas também um meio na nossa luta por um mundo mais verde, disse Briffault. Ao mobilizar os nossos medos, a questão da saúde também permite que os cidadãos pressionem os políticos com a mensagem: “Vocês não estão apenas a matar o planeta, mas também a nós”.

O grito de guerra de que “poluir é mau” está fadado a desaparecer, para ser substituído por uma nova lógica: a poluição está a matar-nos.

Fonte

Leia mais