Qualidade do ar em ambientes internos
Vigilância em Saúde na Qualidade do ar Interno
A Vigilância em Saúde do Trabalhador, na Coordenadoria de Vigilância em Saúde – COVISA, na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, é a equipe que coordena e realiza as ações para a promoção da qualidade do ar interno em ambientes coletivos no município de São Paulo desde 2004.
As ações de vigilância são realizadas a partir de demandas encaminhadas ao Núcleo da Vigilância dos Riscos à Saúde do Trabalhador, que podem ser originadas das seguintes fontes:
- Sistema de Informação de Agravos de Notificação SINAN
- SAC/COVISA
- DVST/CVS
- Ouvidoria/SUS
- SAC/PMSP
- Ministério Público do Trabalho (MPT)
- UVIS – Unidades de Vigilância em Saúde (regionais)
- CRSTs – Centros de Referência em Saúde do Trabalhador
- Outras Gerências da COVISA
- Outros órgãos governamentais
- Sindicatos
- Outros
Durante a inspeção, a equipe técnica realiza uma avaliação das fontes de poluentes, verifica se a troca de ar interno é eficiente, de acordo com o uso e ocupação dos edifícios e avalia pontos susceptíveis de proliferação de micro-organismos patogênicos no sistema de condicionamento de ar e no ambiente.
Além da inspeção em loco, é solicitado à empresa inspecionada, laudo de avaliação da qualidade do ar interno, onde devem estar descritas as concentrações de poluentes. Segundo o Art 6° a Portaria ANVISA 3523/98, os proprietários, locatários e prepostos, responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (15.000 Kcal/h = 60.000 BTU/H) deverão manter um responsável técnico habilitado (Engenheiro Mecânico), que tem como atribuição implantar e garantir a aplicação de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), que deve estar coerente com a NBR 13971/97 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além de solicitar os documentos comprobatórios da realização deste (PMOC).
A equipe avalia a eficácia do PMOC, de acordo com os resultados dos laudos apresentados e a visualização da situação de limpeza e conservação no momento da inspeção.
Benefícios da Mitigação da Qualidade do ar interno:
O controle e a mitigação da poluição do ar em ambientes internos, é de grande importância para prevenção de diversos sintomas relacionados com a Síndrome do Edifício Doente (SED) e também a prevenção de outros agravos de doenças pré-existentes em ocupantes de ambientes com baixa qualidade do ar.
Fonte