Hotel alerta hóspedes para não tomarem banho devido às preocupações dos legionários no prédio

 

O Renaissance Newark Airport Hotel está alertando os hóspedes no balcão de check-in para não tomarem banho no hotel por causa dos testes de água em andamento, depois que dois hóspedes no ano passado foram diagnosticados com a doença do legionário , uma forma grave de pneumonia.

Numa carta entregue aos hóspedes no momento do check-in, o hotel afirma que está a trabalhar com as autoridades de saúde para tratar quimicamente e desinfetar permanentemente o sistema de água do hotel “para matar qualquer legionela remanescente e evitar que mais cresçam”.

O Departamento de Saúde disse anteriormente que uma investigação sobre a doença dos legionários num hotel perto do aeroporto de Newark foi iniciada no outono de 2023, mas não revelou o nome do hotel específico. O caso mais recente ocorreu em agosto de 2023 e nenhum caso adicional associado a estadias no hotel foi relatado, afirmou.

Quando um repórter reservou um quarto na terça-feira através do site oficial do hotel, não houve menção ao problema e nenhum aviso nas confirmações de reserva enviadas por mensagem de texto e e-mail.

O proprietário do Renaissance Newark Airport Hotel , da marca Marriott , MCR, que em seu site se autodenomina o terceiro maior proprietário-operador de hotéis nos Estados Unidos, não respondeu aos pedidos de comentários.

Marriott não respondeu a vários pedidos de comentários. Mas duas horas depois de um repórter dizer ao Marriott que eles reservaram um quarto, mas não receberam nenhum aviso, o repórter recebeu a carta de advertência por e-mail.

Uma segunda pessoa reservou um quarto online através do sistema do Marriott. Mais de 21 horas após a reserva, nenhum aviso foi recebido.

Na terça-feira, um funcionário do hotel que não estava autorizado a falar sobre o assunto gesticulou para uma pilha de cartas no balcão de check-in e disse que o hotel foi instruído a entregar a carta aos hóspedes quando eles chegassem.

A “ lei de interrupção de serviço hoteleiro” de Nova Jersey , aprovada em 2022, detalha as responsabilidades de um hotel se houver uma “interrupção de serviço”. Embora liste a falta de água durante 24 horas como uma perturbação que exige notificação a todos os hóspedes antes de fazer uma reserva, as questões de qualidade da água parecem cair na área cinzenta da lei.

A carta do hotel aos hóspedes afirma que não está claro se o hotel é a fonte da bactéria e que os testes estão em andamento.

A carta alerta os hóspedes: “Não tome banho, mesmo que seja frio – pois pode criar gotas de água no ar. Em vez disso, tome banho, mas encha a banheira lentamente. Tente minimizar o tempo no banheiro enquanto a banheira está enchendo.”

Diz que “não há problema” em escovar os dentes, lavar as mãos ou lavar a louça, “mas encher a pia lentamente para evitar respingos e a produção de gotas de água no ar”.

A carta também diz que é “bom” beber água fria da torneira, mas aconselha os hóspedes a começarem com água fria ao aquecer água para chá, café ou para cozinhar.

“Não se pode contrair a doença dos legionários bebendo água”, dizia, mas diz para nunca usar água da torneira em qualquer equipamento de terapia respiratória, como máquinas de CPAP ou humidificadores.

O Departamento de Saúde disse que os hóspedes são “encorajados a minimizar a sua exposição à água em aerossol durante a sua estadia até que seja demonstrado que as ações corretivas implementadas foram bem-sucedidas”, embora não tenha citado o nome do hotel.

New Jersey American Water, que fornece água para Elizabeth. disse anteriormente que a água atende a todos os requisitos de qualidade, mas observou que a qualidade da água pode “mudar quando sai de nossos canos e entra nos sistemas de encanamento doméstico”.

Os sintomas da doença dos legionários incluem febre, calafrios, tosse, falta de ar, dor no peito, dores musculares e dor de cabeça, geralmente aparecem em 14 dias e podem ser tratados com antibióticos. Pessoas com mais de 50 anos, especialmente aquelas com sistema imunológico enfraquecido e fumantes, correm maior risco. A bactéria que causa a doença é frequentemente encontrada em encanamentos, torres de resfriamento e banheiras de hidromassagem e não é transmissível de pessoa para pessoa.

Mais de 40 pessoas adoeceram durante o mais recente surto de legionários no estado , entre agosto e outubro de 2023, nos condados de Middlesex e Union, disse o Departamento de Saúde.

Entre 250 e 375 casos de doença do legionário são notificados a cada ano no estado, disse.

Fonte

Leia mais