Entrevista Leonardo Cozac - É preciso aumentar a conscientização - Conforlab®
Pular para o conteúdo

Entrevista Leonardo Cozac – É preciso aumentar a conscientização

É preciso aumentar a conscientização

Entrevista: Leonardo Cozac


A preocupação com o tema da qualidade do ar interior é um dos mais atuais e presentes temas no segmento, porém é preciso levar essa questão de forma mais ampla para toda sociedade. A Revista ASBRAV conversou com uma das maiores autoridades nacionais no assunto, Leonardo Cozac, que é Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho.Revista ASBRAV – Que fatores você considera que são mais graves em relação ao tema da qualidade do interior?

Leonardo Cozac- Considero a falta de conhecimento da população ainda um fator muito preocupante. De uma maneira geral, a população não se preocupa com o ar que respira. Fazendo uma comparação com a água, aprendemos na escola básica que a água que consumimos deve ser sem cheiro, sem cor e sem gosto. E ninguém bebe ou utiliza uma agua que não conheça sua procedência. Já com o ar respiramos o ar que nos é fornecido sem nos preocupar se é de qualidade ou não. Quando um pai vai conhecer a nova escola dos filhos será que questiona se a QAI dentro da escola é boa? Então porque é tão comum uma criança ficar gripada, por exemplo, e na sequencia vários colegas de classe ficarem também? No shopping que frequentamos, antes de ir pensamos se a QAI lá é adequada para nossa família? De uma maneira geral a sociedade não pensa nisso, partindo do princípio se o ambiente está refrigerado, está bom. O que não é uma verdade simples.

Fazendo uma comparação com EUA, por exemplo, vende-se filtro de ar condicionado em prateleira de supermercado. Não precisa de norma ou lei para obrigar as pessoas comprarem filtros para sua casa. Já existe a consciência da importância desse elemento para melhorar a QAI.

Revista ASBRAV – Quais os principais desafios para levar a todos os setores da sociedade o tema da implantação do PMOC?

Leonardo Cozac- Por muitos anos a sociedade consome ar condicionado com objetivo de melhorar o conforto térmico. Se a temperatura está agradável, o ambiente está bom. Com isso, profissionais do setor se especializaram nesse aspecto técnico. De cerca de 20 anos para cá, após a publicação da Portaria 3523/98 pelo Ministério da Saúde, que o conceito de PMOC/ QAI ganhou importância. Considero nosso maior desafio os profissionais do setor (engenheiros, arquitetos e técnicos) levarem esse conscientização sobre QAI a sociedade. Esses profissionais trabalharam anos sem esse conceito. As escolas técnicas e de curso superior ainda não abordam de forma adequada esse tema. Os profissionais do setor devem ser os agentes de disseminação a sociedade da importância sobre a qualidade do ar interno.

Revista ASBRAV – Acredita que profissionais que se envolvem nos modelos construtivos como engenheiros e arquitetos estejam já conscientes da importância deste tema dentro dos projetos ou ainda há muito a ser feito?

Leonardo Cozac- Sem dúvidas esses profissionais já tem a consciência sobre a importância do tema de QAI. Porém ainda há desafio de conseguir conscientizar ao empreendedor/ investidor que vale a pena investir em um bom projeto. Diversos estudos internacionais mostram que uma boa qualidade do ar interno garante aumento de produtividade, redução de custas médicas e do absenteísmo nas empresas e escolas.

Como em diversos edifícios comerciais o maior custo das empresas é o salário de seus funcionários, o retorno sobre investimento em QAI é muito rápido. Levar essa informação ao consumidor considero ainda uma grande desafio.

Leonardo Cozac

Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho formado pela Universidade Paulista. Membro do Grupo Setorial de Qualidade do Ar Interno, em 97/98.

Participante do Green Building Council – Divisão Qualidade do Ar de Interiores.

Professor convidado de Pós Graduação do Mackenzie. Professor do curso de MBA Arquitetura, Construção e Gestão Sustentável.

Presidente do Qualindoor – Departamento nacional de Qualidade do Ar de Interiores da ABRAVA – Gestão 2008-2010 e 2013-2015. Vice-Presidente de Economia – Gestão 2013-2015 da ABRAVA. Consultor Certificado de Qualidade do Ar de Interior pela ACAC – American Council for Accredited Certification.

Presidente da Conforlab Engenharia Ambiental.

FONTE: ASBRAV

Leia mais
           

Solicite um orçamento

Fale Conosco!

Veja as formas de entrar em contato conosco:

Ligue para: (11) 5094-6280
Fale no Whatsapp:

Ou através do e-mail:
contato@conforlab.com.br

Atendemos em
todo Brasil

WhatsApp chat